sexta-feira, 14 de junho de 2013

Hora de Mudar a História

Angola, região de Cuito Cuanavale, 1987. Ainda sofrendo consequências da colonização portuguesa que só terminou em 1975. Cuito Cuanavale é uma região no Sul de Angola, perto da Namíbia em que não há nada. É só uma grande savana com uma pista de avião caindo aos pedaços. E o que aconteceu nesse território que não interessava pra ninguém possuir? O maior conflito militar da Guerra Civil Angolana.

De um lado o MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola), com apoio de Cuba. E do outro, o exército Sul-Africano, que apoiava a UNITA (União Nacional para a Independência Total de Angola).

Nesta batalha, o temido exército da África do Sul foi derrotado, alterando as relações entre as forças de todos os países ao redor e tornando-se um ponto de virada na história do continente. O poder demonstrado pelo MPLA em batalha, levou ao fim do regime de segregação racial na África do Sul e à independência da Namíbia, graças à resolução 435/78 do Conselho de Segurança da ONU.


A vitória de um exército formado pelo povo em uma região de tão pouca importância mostrou a todos como uma virada de jogo faz diferença. Como as pessoas, quando unidas, podem mostrar seu poder diante de forças tão poderosas e mudar a história.

MPLA - Movimento POPULAR Pela Libertação de Angola.

Não são só os 20 centavos, mas o que isso representa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário