sábado, 23 de novembro de 2013

Steampunk

Talvez você já tenha ouvido o termo "steampunk". Mas você sabe o que é?

Steampunk é uma divisão dentro da ficção científica, que ganhou fama entre os anos 80 e 90 cujas histórias são ambientadas no passado - geralmente em cenários vitorianos (Inglaterra entre os anos 1837 e 1901) - mas em que as pessoas alcançaram tecnologias atuais por meio da ciência que existia naquela época, como motores a vapor e aparelhos mecânicos. Por exemplo, uma metralhadora de flechas e um avião ou tanque de guerra movido a vapor.




As histórias do steampunk se passam geralmente em um mundo distópico (distopia é o oposto de utopia, ou seja, alguma ditadura, mundo pós-apocalíptico etc). Várias sociedades secretas e teorias conspiratórias são geralmente apresentadas.

Apesar de a maioria das obras steampunk serem ambientadas em cenários vitorianos, o gênero pode ser expandido para cenários medievais, de terror e de fantasia, com influências lovecraftianas, ocultistas e góticas.

A origem do steampunk está ligada às obras de ficção científica de Júlio Verne (Viagem ao Centro da Terra, Volta ao Mundo em 80 Dias, 20 Mil Léguas Submarinas), H.G. Wells (A Máquina do Tempo), Mark Twain (Tom Sawyer, Huckleberry Finn) e Mary Shelley (Frankenstein), entre outros. Estes autores escreviam obras apresentando tecnologia avançada ambientada no século XIX e início do século XX.

Outra origem para a popularização steampunk é o filme mudo Viagem à Lua (1902), de Georges Méliès, que conta a história de uma viagem à lua, usando as tecnologias da época: um grande canhão que atirava um foguete na lua.


Além do estilo literário, steampunk acabou se tornando também um estilo visual, baseado em fazer objetos atuais e até futuristas usando mecânica e motores a vapor, cobre, couro, madeira, canos de escape, correntes etc. Mas no caso de criar um estilo visual, essas coisas só servem pra dar uma aparência daora huahuahua







Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário