terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Criaturas Mitológicas

Outro dia eu percebi como as criaturas mitológicas são desconhecidas pela maioria das pessoas. Eu mesmo conheci muitas novas quando li a coleção do Percy Jackson e os livros do Eduardo Spohr.
Então, para esclarecimento geral, resolvi fazer um post com algumas das principais criaturas mágicas e lendárias da mitologia grega.

Centauro
Metade homem, metade cavalo. Originado do cruzamento de cavalos com estátuas mágicas criadas por Zeus. Geralmente estão armados com arco e flecha. As do sexo feminino são Centáurides.


Bucentauro
Criatura similar a um Centauro, porém com corpo de touro.


Pégaso
Nasceu do sangue de Medusa quando ela foi decapitada por Perseu.


Harpias
Haviam três harpias. Aelo, Celeno e Ocípete. Eram aves de rapina com rosto de mulher e seios. Atacam em bando. Presentes nos mitos de Jasão e Eneias.


Górgonas
Monstro feroz, de aspecto feminino, e com grandes presas. Transformava todos que olhassem para ela em pedra. Existiam três górgonas: Medusa, Esteno e Euríale.


Lamia
Era uma rainha da Líbia que se tornou um demônio com metade do corpo de serpente. Atacava jovens e viajantes e lhes sugava o sangue.


Sereias
Filhas do rio Achelous e da musa Terpsícore. Eram tão lindas e cantavam com tanta doçura que atraíam os tripulantes dos navios que passavam por ali para os navios colidirem com os rochedos e afundarem. Presentes em muitos contos, como A Odisseia, Os Lusiadas e A Pequena Sereia.


Ninfas
Espíritos femininos da natureza. Geralmente são ligadas a um local particular, como uma floresta. São frequentemente associadas a deuses, como a caçadora Ártemis e ao deus das árvores e da loucura Dionísio.


Fauno / Sátiro
Divindades menores da natureza metade homem, metade cabrito que protegem as florestas e são apaixonados pelas ninfas.


Minotauro
Guardião do labirinto erguido para o rei Minos de Creta por Dédalo e seu filho, Ícaro.
Após assumir o trono de Creta, Minos pediu a Poseidon que lhe enviasse um touro branco como sinal de aprovação ao seu reinado. Minos deveria sacrificar o touro em homenagem ao deus, mas quis mantê-lo vivo. Como punição, a deusa Afrodite fez com que Pasífae, mulher de Minos, se apaixonasse pelo touro branco. Ela conseguiu copular com ele e o filho deste cruzamento foi o monstruoso Minotauro. Pasífae cuidou dele durante sua infância, mas ele cresceu e se tornou feroz. Por ser fruto de uma união não-natural, entre homem e animal selvagem, ele não tinha qualquer fonte natural de alimento, e precisava devorar homens para sobreviver. (Essa história era boa demais pra ser ignorada)


Ciclopes
Gigantes imortais com um só olho no meio da testa. Dizia-se que havia dois tipos de ciclopes. Um dos tipos eram os que trabalhavam com Hefesto como ferreiros, forjando armas e os raios usados por Zeus nas guerras contra os titãs. O outro eram gigantescos pastores insolentes e que viviam fora da lei morando em cavernas e atacando pomares e cidades em busca de comida.



Um comentário: