terça-feira, 26 de maio de 2015

Criaturas Mitológicas - Parte 2

Uma vez eu fiz um post sobre Criaturas Mitológicas, para deixar o mundo um pouco mais culto e tals... Hoje estou fazendo a parte 2.

Quimera (mitologia grega)

É uma fera da mitologia grega, cuja aparência é a mistura de dois ou mais animais com a capacidade de soltar fogo pelo nariz ou pela boca. A descrição mais comum é com cabeça e corpo de leão, com duas cabeças anexas, uma de cabra e outra de dragão. Algumas lendas ou mitologias mencionam o fato de ter asas e poder voar.

De acordo com a versão mais difundida da lenda, a quimera nasceu da união entre Equidna - metade mulher, metade serpente - e o gigantesco Tifão, o titã dos ventos. Outras lendas a fazem filha da hidra de Lerna e do leão da Nemeia, que foram mortos por Hércules.

Na Alquimia, é um ser artificial, criado a partir da fusão de um ser humano e animal (como no anime e mangá Fullmetal Alchemist)


Equidna (mitologia grega)

É uma criatura monstruosa, com tronco de uma bela mulher (ou ninfa) e cauda de serpente em lugar dos membros. Era gigante, como um titã. Por isso era a única capaz de se unir com Tifão.


Leão de Neméia (mitologia greco-romana)

Habitava a planície de Neméia, na Argólida, aterrorizando toda aquela região. A terrível fera não podia ser morta por um homem normal por ter couro impenetrável para mortais. Seu temível rugido podia ser ouvido a quilômetros de distância. Todos que o tentavam matar com lanças ou flechas acabavam sendo devorados.


Hidra de Lerna (mitologia grega)

Filho de Tifão e Equidna, era um monstro que habitava um pântano junto ao lago de Lerna, onde hoje equivaleria à costa leste do Peloponeso. A Hidra tinha corpo de dragão e sete cabeças de serpente que podiam se regenerar e cujo hálito era venenoso.


Grifo (mitologia babilônica e grega)

A figura do grifo surgiu no Oriente Médio onde babilônios, assírios e persas representaram a criatura em pinturas e esculturas, mas na mitologia grega eles foram mais reconhecidos e mais detalhados. Eles possuem cabeça e asas de águia e corpo de leão. Têm um grande senso de justiça e dão muito valor às artes e à inteligência.

Os grifos podem raramente cruzar com éguas e o fruto desse cruzamento recebe o nome de hipogrifo.


Hipogrifo (mitologia babilônica e grega)

Fruto do cruzamento de um grifo e um égua. Eram muito raros, pois os grifos desprezavam cavalos. Este fato era tão conhecido tempos medievais que produziu um ditado: "acasalar grifos com cavalos", o que significa mais ou menos o mesmo que "Quando os porcos voarem". Por isso, o hipogrifo era considerado um símbolo dos amores impossíveis.


Esfinge (mitologia egípcia e grega)

Na mitologia egípcia, as esfinges eram guardiãs dos túmulos. Existiam dois tipos de esfinges, a Androsfinge (corpo de leão com cabeça de pessoa) e a Hierocosfinge (corpo de leão com cabeça de falcão).

Na mitologia grega, havia uma única esfinge na mitologia grega, um demônio de destruição e má sorte.


Hecatônquiro (mitologia grega)

Tmbém conhecidos por Centímanos, eram três gigantes irmãos que possuíam cem mãos e cinquenta cabeças cada. Seus nomes eram Briareu, "o vigoroso", Coto, "o furioso" e Giges, "o de grandes membros".


Basilisco (mitologia grega)

O basilisco é descrito pelo pensador grego Plínio, o Velho, como uma serpente enorme com uma coroa dourada na cabeça ou, no macho, uma pluma vermelha ou negra. Em diferentes épocas e regiões, sua descrição variava entre cabeça humana, cabeça de galo, corpo de dragão e corpo de lagarto... Mas sua forma mais aceita é a de uma grande cobra com uma coroa.

O basilisco seria capaz de matar apenas com o olhar e o único jeitos de matá-lo seria fazendo-o olhar seu próprio reflexo em um espelho.


Cerbero (mitologia grega)

Era um monstruoso cão de várias cabeças (quase sempre a descrição diz que eram três cabeças) que guardava a entrada do Tártaro (algo como o inferno da mitologia grega).

Quando alguém chegava, Cérbero fazia festa, era uma criatura adorável. Mas quando a pessoa queria ir embora, ele a impedia, tornando-se um cão feroz e temido por todos. Os únicos que conseguiram passar por Cérbero saindo vivos do submundo foram os heróis semideuses Hércules, Orfeu, Eneias e Psiquê.


Hipocampo (mitologia fenícia e grega)

Foram criados por Poseidon a partir da espuma do mar. São animais com caudas de peixe brilhantes, semelhantes ao arco-íris, e a parte frontal de seus corpos são de corcel branco.

Na mitologia grega, o hipocampo servia de companhia e montaria às nereidas, como animal de tração ao carro de Poseidon e como montaria no exército de Posidão.


Caronte (mitologia grega)

É o barqueiro do Hades (mundo inferior), que carrega as almas dos recém-mortos sobre as águas dos rios Estige e Aqueronte, que dividiam o mundo dos vivos do mundo dos mortos. De acordo com a tradição funerária grega, uma moeda era colocada dentro ou sobre a boca dos cadáveres para que ele pudesse pagar Caronte pelo transporte.

As Erínias, ou Fúrias (mitologia greco-romana)


As Erínias (Fúrias para os romanos) eram personificações da vingança. Supunha-se elas serem muitas, mas na peça de Ésquilo elas são apenas três. Eram Tisífone (Castigo), Megera (Rancor) e Alecto (Implacável).

Elas viviam nas profundezas do Tártaro, onde torturavam as almas pecadoras. Tinham a aparência pavorosa, de mulheres com asas de morcego e cabelo de serpente.

As Erínias são divindades presentes desde as origens do mundo, nascidas das gotas de sangue que caíram sobre Gaia quando o deus Urano foi castrado por Cronos. São forças primitivas da natureza e estão sempre se lamentando pelo sangue parental derramado, só se satisfazendo com a morte violenta dos homens.

3 comentários:

  1. Muito bom! Tá cheio de novidades aí pra mim. Quimeras são definitivamente bem legais e vou tentar incluir no meu vocabulário do dia-a-dia o ditado "acasalar grifos com cavalos".
    "nascidas das gotas de sangue que caíram sobre Gaia quando o deus Urano foi castrado por Cronos." Lembro de uma frase desse tipo quando estava pesquisando sobre mitologia para um trabalho na quinta série. Devo ter tirado 10.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. não expresses os teus problemas de raiva num comentário na internet

      Excluir